BlogBlogs.Com.Br

TMNT (As Tartarugas Ninja - O Retorno)

Posted on 23:26 by Die Flux

Faz um tempinho que eu consegui o “novo” filme das Tartarugas Ninja, no original Tennage Mutant Ninja Turtles, mas ainda não o tinha visto. Engraçado, pois o desenho clássico dos anos 80, exibido aqui no Brasil nos 90, teve uma forte influência na minha infância e na da maioria das pessoas da minha idade. Recentemente eu comecei a ler a HQ que deu origem a toda a franquia, criação de Kevin Eastman e Peter Laird, e ela me despertou a curiosidade de ver o filme.


Eu sempre tive vontade de ler os trabalhos de Eastman e Laird envolvendo as tartarugas mais famosas do mundo, mas era muito difícil encontrar as revistas antigas. Sempre havia lido e ouvido falar que elas eram mais sombrias e sérias em comparação ao desenho, coisa que eu não estranhava conhecendo a mentalidade da maior parte do povo ocidental com relação a animações. Atualmente, graças a Devir, eu tive acesso a essa obra e concordo com tudo o que eu já tinha ouvido falar. As tartarugas podem não ter continuado iguais ao que eram nas suas origens, mas mudando e se adaptando invadiram diversas mídias. Entre elas desenhos animados, filmes e até um seriado.


A verdade é, que apesar de essa ultima serie animada ser mais embasada nos quadrinhos, os desenhos foram “infantilizados” de certa forma. Não que seja impossível se distrair vendo-os, mas não se pode esperar nada alem do que “passar o tempo” assistindo-os. Os três primeiros filmes seguiram as personalidades das tartarugas do desenho dos anos 80. Quem nunca viu algum deles na sessão da tarde? O engraçado é que as tartarugas são até meio baixas, mas como eram atores fantasiados eles ficavam maiores do que as pessoas “normais”. Com relação aos roteiros, todos eles foram bem escritos, sendo o terceiro o mais fraco. O primeiro e o terceiro trazem até a presença de Casey Jones, o justiceiro amigo de Raphael.


O quarto filme, As Tartarugas Ninja – O Retorno (TNMT) – 2007, foi feito em CG. Apesar de mais trabalhoso isso trouxe muitas vantagens para se trabalhar com um universo fantástico como o de TMNT. Uma delas foi à liberdade em utilizar monstros e outros tipos de criaturas que dariam um pouco mais de trabalho em um Live Action. TMNT resgata um pouco do ar “dark” dos quadrinhos e trás de volta alguns traços das personalidades “diluídas”, por assim dizer, nas outras obras. Destaque para o gênio forte do Raphael, que rouba completamente a atenção do espectador para o personagem. Os cenários em geral são escuros e grande parte do filme se passa à noite, o que faz todo o sentido já que é a hora em que as tartarugas podem sair do esgoto com maior liberdade. Algumas coisas herdadas dos desenhos continuam no filme, como uma pequena cena em que eles comem pizza. Acho que é impossível negar que aquilo que impulsionou as tartarugas para o mundo, ou seja, o desenho, também merecesse uma homenagem.


No elenco se encontram grandes nomes como Sarah Michelle Gellar (Buffy, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, Segundas Intenções, O Grito...), Patrick Stewart (o professor Xavier da trilogia X-men), o falecido Mako (Conan, Memórias de uma Geisha, Pearl Harbor...) e Chris Evans (Quarteto Fantástico) entre outros. A apresentação do filme é muito boa e empolgante, o resto do filme não fica para trás. Vale a pena ser conferido, não apenas por fãs das tartarugas, mas por qualquer um que curta um bom filme.

2 comentários:

Anônimo disse...

legal legal!
continuo achando o desenho muuuuuuuuito rox ;]

Anônimo disse...

nossa, blog muito legal!!

hehe, acho que TMNT marcou muitos de nós x') com o que vc escreveu, fiquei até com vontade de ver o filme! muito legal eles terem tornado o ambiente mais dark, como fizeram com os filmes mais recentes do Batman...

kisses ;**